terça-feira, 24 de novembro de 2009

Realidade Virtual Imersiva e Não Imersiva


Realidade virtual imersiva basea-seno uso de um capacete ou de salas de projecção nas paredes, enquanto que a realidade virtual não-imersiva baseia-se no uso de monitores. De qualquer maneira, os dispositivos baseados nos outros sentidos acabam por dar algum grau de imersão à realidade virtual com o uso de monitores, mantendo a sua caracterização e importância. Embora a realidade virtual com o uso de capacetes tenha evoluído e seja considerada típica, a realidade virtual com monitor apresenta ainda assim alguns pontos positivos como por exemplo: utilizar plenamente todas as vantagens da evolução da indústria de computadores; evitar as limitações técnicas e problemas decorrentes do uso de capacete; facilidade de uso. Em alguns casos, como visualização, por exemplo, a realidade virtual com monitor é aceitável, mas com a evolução da tecnologia de realidade virtual a tendência será a utilização de capacetes ou salas de projecção para a grande maioria das aplicações.

Realidade Virtual (RV)


O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação da realidade para um indivíduo, levando-o a adoptar essa interação como uma das suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando um processo de significação o espectador desse falso universo e fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional.

O programa mais fácil de usar que já utilizei


Como já estou habituado a trabalhar bastate com o computador, para mim muitos dos que uso são como ler ou comer.
E, para não por aqueles óbvios, como o Word ou o PowerPoint, penso que um dos mais fáceis é o iTunes. É um programa onde podemos organizar as nossas músicas devidamente pré-seleccionadas. É básicamente uma espécie de Windows Media Player mas é talvez um pouco mais elaborado.

Programa mais dificil de usar que já utilizei


Photoshop, sem dúvida. Já o tinha discutido com alguns colegas meus e chegámos à conclusão que para nós o "raio" do programa era dificil de usar pois tem inúmeras janelas abertas, cada uma com várias funções lá introduzidas e cada uma diferente da outra. Enfim, não digo que não seja útil, porque o é, mas para um novato é dificil. Sinceramente, adoraria conseguir usá-lo bem mas para isso é preciso perceber bem e é preciso praticar.
Estou para aqui a falar e nem disse o que é o Photoshop. Como o nome o indica, estamos a falar de um programa de fotografias onde se pode fazer todo o tipo de modificações e criações e etc's e etc's...

Windows Vista (2007)


A 30 de Janeiro de 2007, depois de uma longa espera, a Microsoft lança finalmente o Windows Vista. Este Windows possui novos recursos e funções, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero, funções de busca modificadas (passando a actuar com as ferramentas Pesquisa, Executar e com o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimédia como o Windows DVD Maker, e aplicações completamente renovadas para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição.
O principal objectivo da Microsoft com o Windows Vista tem sido melhorar a segurança no sistema operacional Windows, isto porque já no interface, o seu precedente, este era o maior alvo da crítica por existirem grandes debilidades na segurança deste interface.

Windows XP (2001)


Em 25 de Outubro de 2001, a Microsoft lança o novo Windows XP. As duas principais edições deste sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, sobretudo destinado para usuários avançados e empresas.Já o Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimédia sendo assim possivel gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música.

A grande evolução tecnológica dos interfaces


A partir de 1981 a tecnologia evoluiu e evoluiu bastante. É a partir deste ano que surgem os primeiros computadores pessoais, os micro-pequenos e médios computadores,as interfaces gráficas, a memória virtual, os sistemas de rede (ex: VMS, Xenix, Minix e o mais importante, o Windows).

Sistema Operativo Xerox Star (1981)


É o terceiro sistema operativo criado pela Xerox e é caracterizado por ser o primeiro a possibilitar ao utilizador o duplo click e as janelas de informação e de diálogo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Primeiro Sistema Operativo (1973)




Alto, nome do primeiro programa operativo, foi criado pela XEROX para pesquisa. Embora tenham sido doados para várias organizações, XEROX Alto nunca chegou a ser comercializado. "The Xerox Alto was designed to be a relatively small, yet powerful, personal office computer with the ability to present information graphically, and to easily share information. They were also designed to utilize laser printers that were also under development at Xerox."

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A originalidade está acessível a todos



Nem tudo o que parece....é!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Assembly


Uma linguagem de montagem ou assembly é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitectura de computador específica usa. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemônicos.

Por exemplo, enquanto um computador sabe o que a instrução-máquina IA-21 (10110000 01100001) faz, para os programadores é mais fácil recordar a representação equivalente em intruções mnemônicas MOV AL, 61h. Tal instrução ordena que o valor hexadecimal 61 (97, em decimal) seja movido para o registrador 'AL'.

Um exemplo de um programa que some 2 números em Assembly pode ser este:

TITLE Numero
.MODEL SMALL
.STACK 100H
.DATA
MSG1 DB 'Digite:','$'
MSG2 DB ' Digite:','$'
MSG3 DB ' A soma e:','$'
NUMERO1 Dw ?
Dw ?


NUMERO2 Dw ?
Dw ?

.CODE
MOV AX,@DATA
MOV DS,AX
;numero 1
LEA DX,MSG1
MOV AH,9
INT 21H
XOR BX,BX
XOR SI,SI
MOV CX,1
M1: MOV AH,1
INT 21H
MOV NUMERO1,Ax
MOV AH,2
MOV DL,''
INT 21H
ADD SI,2
DEC CX
JNZ M1


MOV CX,1
ADD BX,1
MOV AX,1
CMP BX,AX




;numero 2
LEA DX,MSG2
MOV AH,9
INT 21H
XOR BX,BX
XOR SI,SI
MOV CX,1
M2: MOV AH,1
INT 21H
MOV NUMERO2,Ax
MOV AH,2
MOV DL,''
INT 21H
ADD SI,2
DEC CX
JNZ M2


MOV CX,1
ADD BX,1
MOV AX,1
CMP BX,AX

;somando
LEA DX,MSG3
MOV AH,9
INT 21H
XOR BX,BX
XOR SI,SI
MOV CX,1
SOMA: XOR DX,DX
XOR AX,AX
MOV DX,NUMERO1
MOV AX,NUMERO2
ADD AX,DX
SUB AX,30H
MOV DX,AX
MOV AH,2
INT 21H
MOV DL,''
INT 21H
ADD SI,2
DEC CX
JNZ SOMA


MOV CX,1
ADD BX,1
MOV AX,1
CMP BX,AX

MOV AH,4CH
INT 21H
end

Linguagem Java


Java é uma linguagem de programação orientada a objecto desenvolvida na década de 90 por uma equipa de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um "bytecode" que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não a sua única linguagem.

Programa em Java para somar dois números inteiros:

import javax.swing.JOptionPane;
public class Soma
{
public static void main(String[]args)
{
//declaração das variáveis
String numeroA, numeroB;
int numero1, numero2, soma;

//pede dois números inteiros
numeroA = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o primeiro número inteiro");
numeroB = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o segundo número inteiro");

//converte os números de string para inteiro
numero1 = Integer.parseInt(numeroA);
numero2 = Integer.parseInt(numeroB);

//efetua a soma dos números
soma = numero1 + numero2;

//mostra o resultado da soma para o usuário
JOptionPane.showMessageDialog(null,"A soma dos números é: " +
soma,"Resultado",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
}
}

Linguagem C++


O C++ é uma linguagem de programação de alto nível com facilidades para o uso em baixo nível, multiparadigma e de uso geral. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores.

Bjarne Stroustrup desenvolveu o C++ em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C. Novas características foram adicionadas com o tempo, como funções virtuais, sobrecarga de operadores, herança múltipla, gabaritos e tratamento de exceções.

Programa de soma de 2 números:

#include

/*
funcsoma.c
Realiza a soma de 2 números inteiros
*/

soma (int x,int y) //Definição da função
{
return (x+y);
}

int main ()
{
int resultado;
resultado = soma(34,37); //Chamada a função
printf ("A soma é: %d\n",resultado);
}

Processamento da Linguagem Natural


Processamento de linguagem natural (PLN) é uma subárea da inteligência artificial e da linguística que estuda os problemas da geração e compreensão automática de linguas humanas naturais. Sistemas de geração de linguagem natural convertem informação de bancos de dados de computadores em linguagem normalmente compreensível ao ser humano, e sistemas de compreensão de linguagem natural convertem ocorrências de linguagem humana em representações mais formais, mais facilmente manipuláveis por programas de computador.

Reconhecimento de Gestos


Reconhecimento de gestos é uma aplicação da área de Visão Computacional no qual um conjunto de técnicas de processamento de imagens e análise de séries temporais são utilizados para fazer com que o computador "entenda" um gesto capturado por uma Webcam ou outro. A aplicação mais comum é a tradução automática da língua de sinais em voz, no entanto diversas aplicações podem se beneficiar destas técnicas, tais como realidade virtual, robótica, telemedicina, interface homem-máquina, etc.

Reconhecimento de Voz


Tecnologias de reconhecimento da fala permitem que computadores equipados com microfones interpretem a fala humana, por exemplo, para transcrição ou como método de comando por voz. Tais sistemas podem ser classificados por requererem, ou não, que o usuário treine o sistema a reconhecer os seus padrões particulares de fala, por ter a habilidade de reconhecer fala contínua ou por requerer que o usuário fale pausadamente, e pelo tamanho do vocabulário que é capaz de reconhecer (pequeno, da ordem de dezenas a centenas de palavras, ou grande, com milhares de palavras).

Sistemas que requerem pouco treinamento podem capturar continuamente a fala com um amplo vocabulário, em ritmo normal, com precisão de cerca de 98% (duas palavras erradas em cem) enquanto sistemas que não requerem treinamento podem reconhecer um número pequeno de palavras como, por exemplo, os dez dígitos do sistema decimal. Tais sistemas são populares por direcionar chamadas telefônicas recebidas, em grandes organizações, aos seus destinos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Biometria


A biometria estuda as características das pessoas tanto físicas como as comportamentais, podem ser de constituição de muitas partes do corpo humano, como os olhos, os dedos, a palma da mão, a retina ou a íris dos olhos, a voz.... Actualmente a biometria também é usada para a identificação de pessoas que cometem crimes, identificando-as unicamente. É bastante útil em informática porque faz com que os utilizadores ganhem segurança, pois só com o ADN deles (de várias partes do corpo) podem entrar no seu computador.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Black Eyed Peas - Flash Mob



Ou, "o maior flash mob até então" Numa ação promocional espetacular o grupo Black Eyed Peas surpreendeu a apresentadora Oprah Winfrey.

Tudo estava combinado para realização de um show da banda em Chicago, para executar o Hit I gotta feeling, na abertura da nova temporada do programa da apresentadora.

A surpresa ficou por conta da atitude da platéia, que realizou a maior ação de flash mob, que se tem notícia. Sem que Oprah soubesse, will.i.am criou com um grupo de dançarinos uma coreografia e chamou 800 fãs para o espetáculo de TV. As 800 pessoas aprenderam os passos e ensinaram para mais de 20.000.

Já Agora Vale A Pena Pensar Nisto

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"O Mundo é como um livro, e aqueles que nao viajam leêm apenas uma página."




Viajar é sem dúvida para mim, a melhor coisa do Mundo!
Poder conhecer culturas diferentes, respirar ares diferentes, contemplar paisagens nunca antes vistas e muitas mais coisas...
Eu, graças a Deus, já tive o prazer de ter viajado a muitos sitios e digo-vos que uma viagem faz uma pessoa crescer, tornar-se mais matura e aprende-mos muitas coisas, coisas que um dia poderão a vir fazer diferença na nossa vida. E uma coisa interessante é que em cada viagem nós somos capazes de nos conhecer um bocadinho mais.
O maior sonho que tenho é mesmo fazer uma viagem a todos os pontos interessantes do planeta Terra, desde a Austália á Índia passando por muitos outros.
Porque é que nao aproveita para viajar um bocadinho nas próximas férias? Vai ver que quando voltar vai-se sentir uma pessoa nova, uma pessoa que pensava que ja se conhecia totalmente a si própria mas apercebeu-se que não, apercebeu-se que ao viajar podemo-nos conhecer muito melhor a nós próprios.




Já Agora Vale A Pena Pensar Nisto

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Paco de Lucia


Paco de Lucia, talvez um guitarrista pouco afamado entre muitos mas muito ousado entre outros, como é o meu caso.

Paco de Lucia, nome artístico de Francisco Gómez é um guitarrista espanhol de flamenco conhecido internacionalmente.

A música espanhola é pouco ouvida neste rústico e pequeno país, Portugal. Muitos portugueses estão a deixar passar ao lado um grande guitarrista, um guitarrista que é capaz de proporcionar grandes momentos com as suas músicas.

Experimentem ouvir, vão ver que não se arrependem. Claro que, gostos musicais não se discutem mas Paco de Lucia é um grande guitarrista que tem músicas extraordinariamente interessantes. Como exemplo deixo-vos aqui a mais famosa dele:



Entre Dos Aguas - Paco De Lucia


Já Agora, Vale a Pena Pensar Nisto...

Tauromaquia em Portugal


Portugal, um país cheio de tradições e culturas. Em Portugal a arte de tourear é mais antiga que a própria nacionalidade, por este motivo, o touro; esse bravo, enigmático, misterioso e sedutor animal, estará para sempre relacionado connosco...

"Um touro no meio da cidade é pelo menos tão estranho e absurdo como um gentleman de casaca e chapéu alto a ceifar um campo de trigo."

Isto para quê? Hoje em dia, cada pessoa tem uma ideia e uma mentalidade diferente de todas as outras, certas pessoas acham que as touradas com touros de morte devem ser proibidas, outras, como é o meu caso, acham que a tradição e a cultura devem continua a demonstrar-se da forma mais antiga, com as touradas. Mas os Reis e as Rainhas das touradas não são pessoas normais. São pessoas que pela sua grandeza, destreza e bravura, enfrentam os touros mais brutais sem medo e sem receio. No entanto nem tudo são rosas, muitas dessas pessoas morrem nas mais belas e encantadoras praças e arenas. Morrem ,mas morrem felizes! Porque na maior parte dos casos, foram colhidas no seu auge, quando davam o seu melhor.

"Em Portugal, onde nasceram grandes toureiros, cavaleiros e bandarilheiros, a tradição já não é assim tão brutal e violenta. Pois na maior parte das arenas Portuguesas a tauromaquia não inclui os touros de morte, os touros são corridos voltam aos curros daí são levados para o matadouro onde são mortos e a sua carne é transportada para os talhos. Pode parecer que estes artistas têm raiva para de uma forma impiedosa sangrarem-no em frente a milhares de pessoas, mas nem sempre o que parece é real, estas pessoas amam os touros por isso chegaram a toureiros, e digo desde já que não é qualquer pessoa que chega a toureiro. Para se ser toureiro é necessário amar verdadeiramente os touros caso contrário é impossível chegar a toureiro. nasce connosco, a alma tem algo de especial dentro dela, se assim não for o receio e o medo dá conta de nós quando se deparamos com um touro." de Joaquim Bastinhas

Com orgulho posso dizer, SOU PORTUGUÊS, SOU AFICIONADO!
E já agora, vale a pensa pensar nisto...

E esta Hein?!


Caríssimos, chamo-me Alexandre Lancastre.

Este blog é apenas só mais um daqueles tantos que existem que... enfim, para que é que servem perguntam vocês...Sinceramente também não sei. Juro que tenho mais que fazer mas enfim, é só para me divertir um bocado e para partilhar os meus "thoughts".
"Já Agora, Vale a Pena Pensar Nisto" vai ser básicamente a minha última citação no fim de cada mensagem.
Enjoy.