terça-feira, 24 de novembro de 2009

Realidade Virtual Imersiva e Não Imersiva


Realidade virtual imersiva basea-seno uso de um capacete ou de salas de projecção nas paredes, enquanto que a realidade virtual não-imersiva baseia-se no uso de monitores. De qualquer maneira, os dispositivos baseados nos outros sentidos acabam por dar algum grau de imersão à realidade virtual com o uso de monitores, mantendo a sua caracterização e importância. Embora a realidade virtual com o uso de capacetes tenha evoluído e seja considerada típica, a realidade virtual com monitor apresenta ainda assim alguns pontos positivos como por exemplo: utilizar plenamente todas as vantagens da evolução da indústria de computadores; evitar as limitações técnicas e problemas decorrentes do uso de capacete; facilidade de uso. Em alguns casos, como visualização, por exemplo, a realidade virtual com monitor é aceitável, mas com a evolução da tecnologia de realidade virtual a tendência será a utilização de capacetes ou salas de projecção para a grande maioria das aplicações.

Realidade Virtual (RV)


O objetivo desta tecnologia é recriar ao máximo a sensação da realidade para um indivíduo, levando-o a adoptar essa interação como uma das suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando um processo de significação o espectador desse falso universo e fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional.

O programa mais fácil de usar que já utilizei


Como já estou habituado a trabalhar bastate com o computador, para mim muitos dos que uso são como ler ou comer.
E, para não por aqueles óbvios, como o Word ou o PowerPoint, penso que um dos mais fáceis é o iTunes. É um programa onde podemos organizar as nossas músicas devidamente pré-seleccionadas. É básicamente uma espécie de Windows Media Player mas é talvez um pouco mais elaborado.

Programa mais dificil de usar que já utilizei


Photoshop, sem dúvida. Já o tinha discutido com alguns colegas meus e chegámos à conclusão que para nós o "raio" do programa era dificil de usar pois tem inúmeras janelas abertas, cada uma com várias funções lá introduzidas e cada uma diferente da outra. Enfim, não digo que não seja útil, porque o é, mas para um novato é dificil. Sinceramente, adoraria conseguir usá-lo bem mas para isso é preciso perceber bem e é preciso praticar.
Estou para aqui a falar e nem disse o que é o Photoshop. Como o nome o indica, estamos a falar de um programa de fotografias onde se pode fazer todo o tipo de modificações e criações e etc's e etc's...

Windows Vista (2007)


A 30 de Janeiro de 2007, depois de uma longa espera, a Microsoft lança finalmente o Windows Vista. Este Windows possui novos recursos e funções, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero, funções de busca modificadas (passando a actuar com as ferramentas Pesquisa, Executar e com o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimédia como o Windows DVD Maker, e aplicações completamente renovadas para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição.
O principal objectivo da Microsoft com o Windows Vista tem sido melhorar a segurança no sistema operacional Windows, isto porque já no interface, o seu precedente, este era o maior alvo da crítica por existirem grandes debilidades na segurança deste interface.

Windows XP (2001)


Em 25 de Outubro de 2001, a Microsoft lança o novo Windows XP. As duas principais edições deste sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, sobretudo destinado para usuários avançados e empresas.Já o Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimédia sendo assim possivel gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música.

A grande evolução tecnológica dos interfaces


A partir de 1981 a tecnologia evoluiu e evoluiu bastante. É a partir deste ano que surgem os primeiros computadores pessoais, os micro-pequenos e médios computadores,as interfaces gráficas, a memória virtual, os sistemas de rede (ex: VMS, Xenix, Minix e o mais importante, o Windows).

Sistema Operativo Xerox Star (1981)


É o terceiro sistema operativo criado pela Xerox e é caracterizado por ser o primeiro a possibilitar ao utilizador o duplo click e as janelas de informação e de diálogo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Primeiro Sistema Operativo (1973)




Alto, nome do primeiro programa operativo, foi criado pela XEROX para pesquisa. Embora tenham sido doados para várias organizações, XEROX Alto nunca chegou a ser comercializado. "The Xerox Alto was designed to be a relatively small, yet powerful, personal office computer with the ability to present information graphically, and to easily share information. They were also designed to utilize laser printers that were also under development at Xerox."