domingo, 28 de fevereiro de 2010

PAINT.NET



Paint.NET é um programa de computador gratuito e open-source utilizado na manipulação e edição de imagem e fotografia. Foi escrito para a plataforma .NET Framework (daí o nome .NET) e pode ser executado nas versões Microsoft Windows que suportem .NET (Windows 2000 e posteriores) e necessita do .NET Framework instalado no sistema.
Quanto á sua usabilidade este programa merece 19. Ele foi-me apresentado por uns colegas meus e a partir daí tenho-o usado regularmente. É um programa que está bem organizado, tem as funcionalidades que tem que ter, é fácil de usar, bastante acessível mesmo e a organização do seu layout tem lógica, está bem dividido e esquematizado...
Quanto á sua acessibilidade o único defeito que encontro, não para mim, mas sim para a utilização de outros utilizadores, é o tamanho dos ícones de funcionalidades. Estão bem explicados mas mas para o tornar mais acessível os ícones talvez devessem ser um pouco maiores. Concluo com um 17 em termos de acessibilidade.
Quanto á sua flexibilidade dou-lhe um 19 pois este programa tem uma grande característica. Tem a capacidade de de "adicionar" ou "remover" ferramentas, ou seja, no ecrã de iniciação aparecem as janelas de todas as ferramentas e o utilizador pode fechar quando não precisar de as utilizar e re-abri-las quando quiser.
No último ponto, funcionalidade, para mim, o Paint.Net merece um 20 porque é um programa tão bom como o Photoshop e tem as mais diversas opções de edição.

INKSCAPE


Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vectoriais. Utiliza o método vectorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo das suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vectoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap, pese embora o facto dos formatos vectoriais ainda não possuirem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard.

Quanto à sua usabilidade(facilidade de uso) deva-se dizer que é acessível a quem perceba um pouco de computadores. Claro que é preciso perceber cada funcionalidade e cada item de resolução mas depois de os perceber o programa torna-se fácil de se usar e isso eu posso dizer porque o programa já me foi apresentado. Tem também os seus defeitos, como qualquer outro, penso que talvez tenha demasiadas funcionalidades e muito minuciosas, mas também trata-se de um programa de edição de imagem e "quantas mais funcionalidades, melhor e mais completo é o programa". Sinceramente, depois de uma breve explicação de como o programa funcionava eu consegui começar a trabalhar razoavelmente bem com o programa mas passados 2 ou 3 dias voltei lá e confundi-me um bocado com as demasiadas funcionalidades mas penso que lhe dou um 18 pois apesar de serem demaisadas as suas funcionalidades, são todas claras e bastante perceptíveis.
Quanto à sua acessibilidade o Inkscape é um programa que se encontra acessível a qualquer canto remoto do planeta pois existe nas mais diversas línguas e todos os ícones estão legendados e explicados, o que facilita bastante a sua utilização. A sua avaliação é de 18 pois a quantidade de funcionalidades pode baralhar um bocado o usuário, principalmente com pouca experiência, pois depara-se com inúmeras funcções.
O objectivo do programa é, como disse há pouco, editar e "brincar" com imagens e documentos vectoriais, e tem uma vasta gama de funcionalidades que se adequam na perfeição com o seu objectivo, logo merece um 20 na funcionalidade.
Quanto á flexibilidade, penso que o programa merece um 18 pois cumpre os seus objectivos e adequa-se bem ás preferências de todos os utilizadores.